top of page
Nursing Home

Centro Social Paroquial de Cedofeita

"Non sibi, sed omnibus"

O Centro Social Paroquial de Cedofeita procura promover o desenvolvimento integral de todos os habitantes da Paróquia de Cedofeita, principalmente dos mais velhos, num espírito de solidariedade Humana, Cristã e Social.
A Missão do Centro Social Paroquial de Cedofeita está condensada no lema "Non sibi, sed omnibus", que significa "Não para um mas sim para todos" e no logotipo. Os elementos constitutivos do mesmo têm a seguinte representação: pelicano - sacrifício e doação. O pelicano é uma ave que para nutrir as suas crias, em caso de necessidade, retira da sua própria carne para doar às mesmas; a espiga de de trigo e o pão - representam as necessidades básicas. É o pão que alimenta e que dá a vida. Por outro lado, a espiga de trigo simboliza também a eucaristia e a ressurreição. A estrela identifica Jesus Cristo. A lamparina acesa representa o caminho e a luz. A bíblia é o símbolo de fé no espírito cristão. 

 

Valências:

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI);

Serviço de Apoio Domiciliário (SAD);

Centro de Dia;

 

ERPI

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é uma resposta social denominada, na nossa Instituição, de Lar de São Martinho, que consiste em acolher idosos de modo a lhes prestar cuidados continuados para uma melhor qualidade de vida. 

A data de assinatura do acordo de cooperação com a Segurança Social foi a 30 de Junho de 1982.

 

SAD

Dadas as dificuldades da população em geral da Freguesia de Cedofeita (isolamento social, elevada faixa etária, problemas económicos), o Centro Social Paroquial de Cedofeita procedeu à criação do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para combater esses problemas. A 30 de Junho de 1982 foi assinado o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social.

O SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possa assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades de vida diária.

 

Centro de Dia

O Centro de Dia começou a funcionar numa sala adjacente à Igreja de Cedofeita, no número 193 da Rua Aníbal Cunha, no Porto. Teve duas mudanças de instalações, estando agora agregado ao edifício do Lar de São Martinho, na Rua da Torrinha 128, no Porto.

O primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social data de 8 de Março de 1978.

O Centro de Dia é uma resposta social que visa a promoção de qualidade de vida do idoso, contribuindo para a estabilidade ou retardamento do processo de envelhecimento, permitindo preservar e incentivar a relação familiar dos utentes e a manutenção das relações de proximidade com a comunidade.

bottom of page